RSS

Curiosidades- O Iluminado

22 de nov. de 2007


Deixa em aberto muitas possibilidades. "O Iluminado" pode ser visto de várias maneiras, inclusive do ponto de vista do opressor - isto é, os americanos brancos. Vamos lá:
1 - O Overlook Hotel está situado numa antiga área indígena, e para ser construído houve guerra e massacre contra os índios.
2 - Toda a decoração do hotel é indígena - os motivos nas paredes, o desenho do piso do hall de entrada, os desenhos nos carpetes.
3 - O personagem "iluminado" não era branco - era um negro: Hallorann, o chefe da cozinha. Foi ele que descobriu que o menino era também um "iluminado". É a única personagem que é realmente assassinada no filme.
4 - O zelador que matou as filhas, cujo fantasma aparece para Jack Torrance, é inglês (interpretado pelo ator inglês Philip Stone), cujo sotaque tem toda a arrogância e a superioridade branca - foi intencional de Kubrick mostrar isso. Ele diz a Jack Torrance, no banheiro, enquanto limpava o casaco deste: "Sabia, Sr. Torrance, que seu filho está tentando trazer alguém de fora para cá?" "Não". "Pois ele está, Sr. Torrance". "Quem?" "Um crioulo ("a nigger", um termo altamente ofensivo em inglês)". "Um crioulo?" "Sim, o crioulo cozinheiro."
5 - Quando Jack Torrance abate Hallorann com o machado, este cai no chão, justamente em cima de um desenho indígena. Quem tiver o filme, pode conferir. Isto é extremamente significativo, a suposta supremacia branca sobre as 'raças inferiores', como Kubrick quer mostrar.
6 - O dia do baile na foto - 4 de julho de 1921 - é o dia da independência dos EUA, uma data que não é grata nem para os negros e nem para os indígenas.
7 - Aquela cena na despensa, em que Hallorann mostra os gêneros alimentícios para Wendy, ele vai enumerando toda a fartura da civilização americana. De repente, ele diz telepaticamente ao garoto Danny: "que sorvete você quer, velhinho?" Quando ele diz isso, está justamente embaixo de uma caixa de fermento de uma marca indígena, muito famosa nos EUA.

0 Comentários Nerds: